top of page

A ILUMINAÇÃO DA SUA LOJA ESTÁ ADEQUADA?


Iluminação é um item que muitas vezes passa desapercebida, e não deveria! Pois é capaz de alterar os sentidos, sensações, hormônios, humor e muitos outros aspectos do comportamento humano .... Tem grande Importância no estabelecimento comercial por que quando falamos de comportamento humano estamos também falando sobre o comportamento do consumidor, vejamos alguns exemplos:


NUM CASSINO, é fácil confundir minutos com horas, isso se deve ao ambiente extremamente estimulante com uma inacreditável quantidade de cores e sons, aqui a iluminação muitas vezes é desapercebida, embora seja muito pensada para não gerar áreas de sombras e manter a constante estimulação visual do ambiente...


NO INTERIOR DE UMA LOJA, com foco em produto é preciso explorar as sombras, só assim é possível destacar e valorizar o produto ou objeto de venda (através luz focada em contraste com as sombras) O destaque do produto através da luz inclusive agrega valor ao mesmo....


EM GRANDES CENTROS, de consumo e populares, o foco é iluminação eficiente, geral, bem distribuída e com tecnologia que ajuda a gerenciar os gastos com energia e manutenção, ações que podem significar grandes diferenças no balanço final do mês...


EM SHOPPINGS OU GALERIAS, é sempre preciso levar em consideração a relação da quantidade de luz da área comum (corredores e ruas do shopping) versus a quantidade interna, para não gerar impacto e desconforto visual quando há grande diferença entre um e outro. Se a diferença for para uma maior quantidade de luz pode gerar ofuscamento, desconforto visual e dor de cabeça, se for para menos pode gerar sensação de enclausuramento, depressão e fadiga.


EM RESTAURANTES a luz deve ambientar, de forma indireta e controlada é possível criar sensações de relaxamento e induzir o cliente a ter momentos de distração e prazer (dar aquela sensação de oásis). Mas sempre lembrando que há também áreas técnicas, de manipulação de comida, ou produtos que exijam um alto grau de eficiência, nestes é necessário um estudo que siga as normas vigentes de ABNT e demais órgãos que se façam necessários. Como também é necessário nas áreas de permanência e trabalho (escritório/corporativas)


VITRINE ATIVA é preciso também atenção no caso de lojas que tenham vitrine para a rua, já que a diferença de luz externa pode gerar sombra ou efeito espelho e prejudicar a exposição dos produtos.


Por essas e outras razões o estudo da iluminação é tão importante para o resultado final do espaço comercial. Ela pode ajudar ou prejudicar o conceito e exposição da loja. Impulsionar as vendas quando bem pensada, mas pode também afastar o consumidor quando mal planejada! Há um dito popular na arquitetura que diz: “ Não existe arquitetura ruim com uma boa iluminação, mas uma iluminação ruim acaba com toda boa arquitetura”!  


QUER SABER MAIS? Fale conosco!

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Whats App
bottom of page