• Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • YouTube
  • LinkedIn

GoUp Arquitetura | Rua Bom Pastor, 2224 |Ipiranga - São Paulo - SP| CEP :  04203-002

contato@gouparquitetura.com |Tel 11 2061-6569

A ILUMINAÇÃO DA SUA LOJA ESTÁ ADEQUADA?


Iluminação é um item que muitas vezes passa desapercebida, e não deveria! Pois é capaz de alterar os sentidos, sensações, hormônios, humor e muitos outros aspectos do comportamento humano .... Tem grande Importância no estabelecimento comercial por que quando falamos de comportamento humano estamos também falando sobre o comportamento do consumidor, vejamos alguns exemplos:


NUM CASSINO, é fácil confundir minutos com horas, isso se deve ao ambiente extremamente estimulante com uma inacreditável quantidade de cores e sons, aqui a iluminação muitas vezes é desapercebida, embora seja muito pensada para não gerar áreas de sombras e manter a constante estimulação visual do ambiente...


NO INTERIOR DE UMA LOJA, com foco em produto é preciso explorar as sombras, só assim é possível destacar e valorizar o produto ou objeto de venda (através luz focada em contraste com as sombras) O destaque do produto através da luz inclusive agrega valor ao mesmo....


EM GRANDES CENTROS, de consumo e populares, o foco é iluminação eficiente, geral, bem distribuída e com tecnologia que ajuda a gerenciar os gastos com energia e manutenção, ações que podem significar grandes diferenças no balanço final do mês...


EM SHOPPINGS OU GALERIAS, é sempre preciso levar em consideração a relação da quantidade de luz da área comum (corredores e ruas do shopping) versus a quantidade interna, para não gerar impacto e desconforto visual quando há grande diferença entre um e outro. Se a diferença for para uma maior quantidade de luz pode gerar ofuscamento, desconforto visual e dor de cabeça, se for para menos pode gerar sensação de enclausuramento, depressão e fadiga.


EM RESTAURANTES a luz deve ambientar, de forma indireta e controlada é possível criar sensações de relaxamento e induzir o cliente a ter momentos de distração e prazer (dar aquela sensação de oásis). Mas sempre lembrando que há também áreas técnicas, de manipulação de comida, ou produtos que exijam um alto grau de eficiência, nestes é necessário um estudo que siga as normas vigentes de ABNT e demais órgãos que se façam necessários. Como também é necessário nas áreas de permanência e trabalho (escritório/corporativas)


VITRINE ATIVA é preciso também atenção no caso de lojas que tenham vitrine para a rua, já que a diferença de luz externa pode gerar sombra ou efeito espelho e prejudicar a exposição dos produtos.


Por essas e outras razões o estudo da iluminação é tão importante para o resultado final do espaço comercial. Ela pode ajudar ou prejudicar o conceito e exposição da loja. Impulsionar as vendas quando bem pensada, mas pode também afastar o consumidor quando mal planejada! Há um dito popular na arquitetura que diz: “ Não existe arquitetura ruim com uma boa iluminação, mas uma iluminação ruim acaba com toda boa arquitetura”!  


QUER SABER MAIS? Fale conosco!

11 visualizações