top of page

COMO ESCOLHER O REVESTIMENTO CERTO



Um dos maiores desafios na hora de fazer a tão sonhada transformação no imóvel é a escolha dos revestimentos. Isso porque não é uma escolha fácil, já que existem muitas possibilidades no mercado, e é preciso estar atento já que os modelos de pisos e azulejos variam quanto às cores, material de fabricação, estampas, textura, tamanho, e ainda por serem esses os responsáveis por garantir a cobertura das superfícies e proteger a propriedade que recebe seu toque final na aparência.


Um dos primeiros cuidados a serem tomados na escolha do revestimento, é o local em que ele irá ficar, se é uma área interna ou externa.


Os revestimentos para áreas externas precisam de diferenciais pois estarão expostos a chuva, vento e sol intensos, por isso precisam possuir baixa absorção de água, evitando qualquer tipo de penetração de umidade, e também ser resistente ao choque térmico, precisando de um tratamento diferente dos revestimentos indicados para áreas internas.

É importante também verificar as necessidades de quem utilizará esse imóvel, pois os revestimentos são capazes de ajudar ou não com a temperatura interna do ambiente. Por exemplo em uma área de clima mais frio, o recomendado é a utilização de pisos de madeira, laminados ou vinílico, assim como em locais com climas mais quentes a utilização de pisos frios como o porcelanato, ou revestimento cerâmico pode ser o ideal.


O porcelanato é um dos revestimentos que vem sendo muito utilizado e possui diversas variedades como:


O polido – é aquele que possui a superfície mais lisa, pois recebe polimento e uma camada protetora. Por ser extremamente liso, é indicado para as áreas secas da casa, como quartos, sala e corredores.


O esmaltado – o esmaltado possui uma camada de esmalte em sua superfície onde o desenho ou estampa é colocado. Por serem também muito lisos, se colocados em áreas molhadas podem se tornar escorregadios, por isso o uso indicado também para áreas secas.


O struturato – é aquele que possui superfície levemente abrasiva, ou seja, a resistência pelo desgaste por fricção é a ideal para ser usado em áreas úmidas como box do banheiro, sauna, decks e garagens.O


O natural – que possui superfície mate, ou seja, fosco, e é bem resistente e pouco escorregadio, sendo assim indicado também para áreas comerciais.


O acetinado – é aquele que recebe um semi-polimento, o que faz com que sua superfície tenha um leve brilho acetinado, e também é indicado para áreas secas, podendo também, alguns modelos, ser usado em áreas molhadas pois é menos escorregadio.


São muitas as variedades e combinações possíveis, porém é importante lembrar sempre que a escolha do revestimento ideal precisa ser feita baseada em alguns fatores, como o tráfego de pessoas, pois define preocupações com a resistência à abrasão, resistência à ruptura, sem contar a verificação da resistência a manchas que definirá a facilidade de limpeza, então o local que ele será instalado precisa ser bem avaliado.


A escolha dos revestimentos nunca é fácil, principalmente quando levamos em consideração que demanda uma boa parte do orçamento, e é um dos pontos principais no design do ambiente, mas com essas dicas é possível alcançar um resultado final satisfatório e ideal para você.


Precisa de ajuda? Fale conosco!

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Whats App
bottom of page