CONSTRUÇÃO SECA – VANTAGENS E DESVANTAGENS



A construção seca é um método de construção que vem alcançando cada dia mais visibilidade, pois se diferencia da construção tradicional em questões muito interessantes como por exemplo a não utilização de cimento preparado em obra, tijolos e armações convencionais. Algumas das maiores vantagens desse tipo de construção é a rapidez na execução, a leveza dos materiais utilizados, uma obra mais limpa de resíduos e consequentemente a diminuição do desperdício dos materiais.  Os métodos mais conhecidos são os estruturais Wood Frame (que leva perfis de madeira) e o Steel Frame (que leva perfis metálicos), e a Dry Wall que é utilizada para vedação nos lugares das paredes de tijolos.


Quando falamos em construção seca em áreas internas, o Dry Wall Branco que consiste em basicamente placas de gesso fixadas em estruturas de aço, vem sendo utilizado em grande escala para vedações gerais. Entre suas vantagens, podemos citar:


Ganho de metragem interna, já que sua espessura é menor do que a de tijolos convencionais;


Possibilidade de isolamento acústico impecável através da aplicação de mantas de lã mineral internas;


Facilidade na manutenção, e na passagem de fios e cabos internos


Limpeza e tempo de execução reduzidos


Existem três tipos de chapas mais utilizadas:


As chapas que possuem silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, permitindo sua utilização nas áreas úmidas;


Aquelas que possuem presença de fibra de vidro em sua fórmula e por isso são mais resistentes ao fogo, podendo ser usadas próximas a lareiras, ou bancadas com cook top;


E as brancas que são as mais comumente utilizadas para vedação com paredes e nas áreas secas.


Como desvantagens podemos citar a não recomendação no uso externo, e o cuidado ao furar para colocação de quadros e/ou prateleiras, bem como o peso colocado nas placas, que eventualmente podem precisar de um reforço. É necessário para tal, a utilização de materiais (bucha, parafuso, etc.) específicos para dry wall.


Nos tempos atuais as vantagens pela escolha da Dry Wall como vedação se sobressaem nas construções, principalmente pela praticidade sempre ser a que manda, já que trata-se de um meio construtivo mais rápido, econômico e sustentável, levando em consideração também que escolhendo a Dry Wall, contribuímos para o meio ambiente, devido ao descarte menor de materiais.


Precisa de ajuda? Fale conosco!

0 visualização
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • YouTube
  • LinkedIn

GoUp Arquitetura | Rua Bom Pastor, 2224 |Ipiranga - São Paulo - SP| CEP :  04203-002

contato@gouparquitetura.com |Tel 11 2061-6569