Um dos maiores e comuns erros ao iniciar a obra, é a falta de planejamento, pois ele é o responsável pelo controle sobre as todas as fases que ocorrem na obra. Separamos algumas dicas que podem te auxiliar na hora de planejar:
• Defina um escopo/projeto: É importante que você tenha em mãos o projeto arquitetônico e toda descrição dos serviços a serem executados. O projeto detalhado minimiza qualquer imprevisto, e o escopo bem definido facilita inclusive o processo de compra dos materiais básicos, e revestimentos, e no caso da mão de obra, garante o orçamento exato, sem surpresas com aditivos futuros .
• Geralmente as empresas prestadoras de serviços realizam as compras dos materiais, porém em algumas situações, a compra ficará sob sua responsabilidade. Uma ferramenta que pode te auxiliar para evitar o desperdício de materiais é uma planilha quantitativa de materiais que o seu prestador poderá lhe fornecer.
• Estipule prazos: Peça que seu prestador elabore um cronograma detalhado que se ajuste de acordo com sua necessidade, lembre-se de considerar as condições meteorológicas em obras externas! Com o cronograma em mãos, acompanhe a evolução da obra periodicamente. Desse modo você cria um bom vínculo com seu prestador e evita surpresas no final da obra.
Delimite custos: Defina quanto você pretende/pode desembolsar na reforma e tenha uma planilha de custos de materiais e mão de obra. Lembre-se de prever custos diversos com caçambas de entulho, ART (anotação de responsabilidade técnica) e imprevistos. Caso você contrate mais de uma empresa para sua reforma, lembre-se de definir muito bem o escopo de cada prestador, especialmente na interface dos serviços (exemplo: interface dos serviços de parede de dry wall e instalações elétricas). Para economizar nas compras sem abrir mão da qualidade, você precisa dispor de tempo para pesquisar e fazer estudos comparativos de preços e produtos.
Levados em conta esses 3 pilares, sua reforma tem grande chance de ter um resultado final incrível, finalizar no prazo previsto e com o orçamento dentro da verba disponível! Experimente e volte aqui para nos contar como foi sua reforma!
Quer saber mais? Fale conosco!
Comments