top of page

Você sabe escolher a paleta de cores ideal para o seu lar?


Escolher a cor ideal para seu lar não é tão simples ou fácil quanto pode parecer, são tantas opções!

Todo mundo tem uma cor preferida, mas como combinar de forma harmoniosa dentro do seu próprio estilo e do estilo que você definiu para o seu lar ?


No nosso escritório nós utilizamos um sistema para definir a paleta de cada cliente individual , e vamos dividi-lo com vocês ! 


Para começar vamos entender um pouco mais de cores ... Nesta imagem abaixo vemos o círculo cromático, de forma bem simples ele apresenta todas as cores e variações , no centro a cor branca que une a todas as cores. 

Quando visualizamos o círculo, automaticamente nossos olhos buscam um lado do círculo , por que é importante ? por que o lado do círculo vai revelar se você gosta mais de cores quentes ou cores frias ... quer descobrir ?


Olhe na Imagem Abaixo !


Se você não consegue escolher uma cor favorita , procure começar eliminando as cores que você não gosta , se você por exemplo não gostar de vermelho , laranja e amarelo , provavelmente você gosta mais de cores frias e vice-versa... 


É importante definir isso para saber qual o tipo ideal de combinação de cor , vamos la ?


Cores Análogas : Se você gosta mais de um tipo especifico de cor , digo ou só gosta de cores quentes , ou só gosta de cores frias , esta é forma ideal de escolha de cores , basicamente você escolhe uma cor e combina com as cores mais próximas , que estão em cada lateral. Essa opção é ideal se você tem uma idéia bem definida da cor que quer utilizar.

Por exemplo se escolhi o laranja vou trabalhar com as cores Amarelo Laranja e Vermelho Laranja.


Cores Complementares : Mas se você gosta tanto de cores frias , quanto de cores quentes o ideal é trabalhar com cores opostas , ou cores que se complementam.  Essa combinação é ideal para quem busca equilíbrio visual. 

Por exemplo se escolhi o laranja vou trabalhar com o azul.


Agora Vamos aos neutros: 

A gente sabe que não dá pra pintar uma casa inteira de vermelho, por isso para finalizar a composição sempre trabalhamos com neutros , mas mesmo com os neutros há inúmeras variações .. Para simplificar elaboramos 2 nuances:


Aqui você precisa escolher se gosta mais de dos tons de cinza ou dos tons marrons , e se gosta mais dos claros ou dos escuros. 


Dessa forma você consegue misturar os neutros com as combinações de cores análogas e complementares , quer ver alguns exemplos ?




Espero que tenham gostado ! Até a próxima ! Acompanhe mais idéias de paletas pelo nosso Instagram @gouparquitetura

874 visualizações
Whats App
bottom of page