top of page

COMO OTIMIZAR ESPAÇOS PEQUENOS



Quando falamos de pequenos imóveis, ou até apartamentos tipo studio, muita gente tem dificuldade de visualizar como conseguirá aproveitar ao máximo aquele espaço. Existem alguns caminhos e truques, que podem ser seguidos para conseguir um melhor aproveitamento do espaço, bem como melhorar a sensação de amplitude.


Separamos algumas dicas para ajudar nesse processo:


Faça um layout: Trabalhe bem o layout do apartamento antes de tudo. Esta etapa é fundamental, pois ele direcionará a circulação, a posição dos móveis que serão necessários.


Trabalhe com móveis funcionais – Evite móveis que sejam grandes demais, e que tenham uso muito específico. Opte por alguns móveis que se transformem, que se movam, ou que possam ser utilizados para mais de uma função. Os móveis sob medida também são de grande ajuda quando falamos em espaços pequenos, pois eles aproveitam cada canto da casa/apartamento. As portas de correr nos móveis e também nos vãos de passagem são uma boa saída para ganhar ainda mais espaço.


Se possível, verticalize – Se possível, escolha móveis que se verticalizam, por exemplo, a utilização de nichos, prateleiras, é interessante, em ambientes com pouco espaço a utilização de nichos e prateleiras suspensos, pois esses aumentam a área de armazenagem sem prejudicar a circulação.


Brinque com as possibilidades – A integração de espaços, pode ser uma boa pedida aqui também, muitas vezes a sala de estar pode se transformar no quarto, e a cozinha fazer parte dos demais ambientes. As paredes estão longe de ser as únicas formas de dividir espaços. Aparadores, elementos vazados e painéis de correr podem fazer o trabalho delas com muita sofisticação e trazer mais charme ao ambiente, sem prejudicar a iluminação e a sensação de amplitude do imóvel.


Utilize cores claras – Para não carregar o espaço, utilizar cores claras, e deixar apenas alguns locais e móveis com toque de tons mais fortes dando vida ao imóvel é uma boa saída, visto que, esta técnica pode ser utilizada na marcenaria, mobiliário, revestimentos e pintura, dando a sensação de que o ambiente é mais amplo, sem deixar de ter personalidade.


Use espelhos de forma inteligente – Os espelhos, são os maiores aliados quando o objetivo é proporcionar sensação de amplitude, porém é preciso observar o que será refletido, por exemplo, aloque espelhos em locais onde o que há para refletir tenha uma característica limpa. Evite espelhos que reflitam locais propensos a muita informação.


Seguindo algumas dessas dicas você irá utilizar seu espaço com muito mais eficiência, e tornar o ambiente mais dinâmico para o dia-a-dia.


Precisa de ajuda? Fale conosco!

7 visualizações
Whats App
bottom of page