top of page

JARDIM VERTICAL E HORTA EM ESPAÇOS PEQUENOS


Com a maioria das pessoas vivendo em apartamentos e espaços pequenos, a idéia de ter uma horta ou jardim em casa de qualquer tipo pode parecer loucura. Entretanto as hortas e jardins verticais vem se tornando cada vez mais comuns, inclusive como decoração.


Não é de hoje que as plantas são capazes de trazer um ar mais leve e a utilização delas como elemento decorativo dos ambientes vem aumentando. Pensando nisso, separamos algumas dicas e cuidados para você que está pensando em ter algum tipo de jardim ou horta em casa:


• O local que o jardim vertical ou a horta será colocado é importante – O jardim vertical, na maior parte das vezes é utilizado somente para decoração. Mas isso não quer dizer que não precisa dos cuidados que uma pequena plantação exige. Sendo assim, é preciso que esteja em um local acessível para as irrigações e se possível, as mesmas podem ser realizadas através de um sistema automático. A horta ainda mais que o jardim vertical precisa estar em um local de fácil acesso, pois será feita a retirada dos frutos e manutenção da mesma com bastante frequência.


• Ambiente – É preciso verificar se o lugar em que você pretende colocar o jardim ou horta existe a incidência do sol, que é essencial para as plantas, dependendo da espécie e por isso geralmente os jardins verticais e hortas são posicionados nas varandas. As hortas têm uma maior facilidade, pois podem ainda ser utilizadas na cozinha, se bem planejadas para isso.


• A escolha dos tipos a serem plantados – Para a horta o ideal é escolher temperos que serão usados no cotidiano e que tenham raízes curtas, como o manjericão, coentro, hortelã ou alface. Se você é uma pessoa que não tem muito tempo para se dedicar a plantação, pode utilizar aquelas mudas que permanecem saudáveis por um longo tempo como a cebolinha, o orégano e a salsinha.


• Agora se o seu objetivo não é uma horta e sim um jardim vertical, pode utilizar plantas como barba de serpente, jibóia, samambaia, flor de maio, entre outras. E para plantas que não precisam ser cuidadas com tanto rigor, pode-se utilizar cactos ou suculentas de todos os tipos.


• O cuidado com a decoração – No caso do jardim vertical, as opções para fixação das plantas são várias e vão desde um painel com ripas de madeira, até um painel inteiro treliçado de madeira. Já a horta pode ficar alocada desde o chão em degraus de madeira, como em vasos apoiados em painéis de madeira, ou até mesmo painéis metálicos.


Seja qual for a sua escolha, os cuidados são diversos para se conseguir uma boa estética e uma plantação funcional.


Precisa de ajuda? Fale conosco!

5 visualizações
Fundo de 10000403 Removido.png
bottom of page