top of page

VAMOS FALAR SOBRE ESTAMPAS?


Cada vez mais as estampas famosas e consagradas pela moda estão invadindo nossa casa. São aplicações que vão desde estampas de almofada, passando por estofamentos, papéis de parede, cortinas e até porcelanatos, mas você já pensou onde elas surgiram e porque são tão utilizadas?

Neste artigo vamos descobrir que algumas delas eram apenas mais um tipo de tecelagem até se tornarem icônicas graças a estilistas. Vamos lá?


Pied de Poule

Um dos preferidos nos nossos projetos é o xadrez tipo "pé de galinha", já que a imagem criada pelo entrelaçamento dos fios de urdume são semelhantes aos pés de uma ave, foi muito usado pela aristocracia britânica dos séculos 19 e 20. Porém, a padronagem foi eternizada no mundo da moda graças à francesa Coco Chanel, que a usou em seus ternos femininos de tweed, revolucionando o vestuário dos anos 1920. Tendência forte ainda que seja sempre utilizada, por ser coringa na decoração, é muito usada em cadeiras , almofadas , papéis de parede , quadros e muito mais.


Chevron Zig Zag Missoni

Esta é uma estampa que invadiu com tudo no último ano. Os papéis de parede são presentes em 80% dos projetos de quartos para crianças e bebês. Mas a aplicação do esquema de espinha de peixe pode ser feita também com diversos revestimentos com resultados surpreendentes e também está muito presentes em estampas de almofadas e decorações em geral. A estampa geométrica, que surgiu pela primeira vez na coleção de Inverno 1967 da marca missoni, foi criada a partir do experimento de Ottavio e Rosita Missoni, que usaram máquinas de tecelagem para criar formas triangulares multicoloridas. A padronagem foi tida, na época, como uma obra de arte e se tornou ícone da grife italiana. Há 3 tipos de Chevron que estão sendo muito utilizados , o zig zag em duas cores e alternante , o super cromático ( com várias cores e espessura \ o famoso missoni) e o zig zag com 3 ou quatro cores que é tendência forte também.


Xadrez Burberry

O tartan era parte da cultura do Reino Unido por representar clãs escoceses, mas a padronagem em bege, branco, preto e vermelho foi criada e patenteada pela marca em 1924. Ela aparecia, principalmente, no forro dos famosos casacos da Burberry, principalmente no trench coat. Porém, com o tempo, a estampa virou identidade da grife e ganhou espaço em cachecóis, guarda-chuvas e outros acessórios. Essa é uma estampa para quem busca sofisticação e exclusividade, pois não é muito conhecida pelo grande público. Porém sua utilização em vários elementos da decoração aponta forte tendência.


Pucci

As multicoloridas padronagens geométricas ou em forma de "amebas" foram criadas nos anos 50 pelo italiano Emilio Pucci, o Príncipe das Estampas. Elas são verdadeiras obras de arte, uma vez que a sua iconografia ficou tão característica da marca que é impossível copiar ou confundir. Há muitos produtos em parceria com a marca. Uma das aplicações preferidas são nas multicoloridas cadeiras da Kartell.


Vichy

O quadriculado tipo "toalha de piquenique" foi batizada em referência à cidade francesa de Vichy, conhecida pelos tecidos xadrezes. A estampa ficou muito popular no fim dos anos 50, quando Brigitte Bardot usou um vestido com a padronagem . É uma estampa que ficou associada a um romantismo e delicadeza por isso é muito usada em “casas de boneca”, “quartos de princesa” , mas vem aparecendo totalmente repaginada em aplicações mais modernas , sobretudo em projetos com pegada industrial.


Quer saber mais? Fale conosco!

57 visualizações
Whats App
bottom of page